domingo, 14 de julho de 2013

Sebos

Como todos sabemos Sebos são lugares comerciais onde há venda e troca de livros usados, as pessoas vão até estes estabelecimentos a fim de comprar ou trocar um livro usado, achar livros raros, tais como de edições especiais ou limitadas e exemplares não mais publicados. A origem do nome Sebo tem várias histórias, entre elas uma que fala que pelos livros serem velhos e muito usados continham um aspecto seboso coisa que ficou no passado já que hoje em dia podem-se encontrar Sebos com livros em ótimas condições e com nenhum aspecto de mal cuidado ou até mesmo sujo. O costume de trocar livros começou na Europa no século XVI, no Brasil o comercio se desenvolveu por volta de 1808 com a chegada da família real.
Nos Sebos podem ser encontrados livros (em maior escala), gibis, HQs, revistas e LPs, o público pode ser bem diferenciado sendo de crianças a idosos, estudantes de ensino fundamental, ensino médio e faculdade já que nesses lugares se encontram livros de todos os gêneros, temas e autores. O que torna o comercio de livros usados um sucesso na maioria das vezes é o baixo custo do mesmo, fazendo assim com que pessoas de todas as classes sociais possam adquiri-los, outra questão é a reutilização de um livro que já não era mais usado. Geralmente o negocio passa de geração em geração e se torna algo de família.
Contudo, concluímos que os Sebos são espaços culturais, onde pessoas vão em busca de conhecimento acessível e de qualidade, um lugar onde a cultura e a educação são passadas a diante sem mais delongas e de forma simples, sendo assim quando precisar ou estiver a procura de um livro passe em um Sebo, você pode achar o que procura, com uma linda história por trás, além de economizar um bom dinheiro.

Dezesseis Luas

A saga Beautiful Creatures de Kami Garcia e Margaret Stohl publicada no Brasil como “Dezesseis Luas’ e é o primeiro livro de quatro,o livro conta a historia de Lena Duchannes, uma jovem de dezesseis anos que se muda para cidade de Gatlin. Ethan por sua vez nasceu na cidade eles se tornam amigos e logo Lena o conta seu maior segredo: ser uma conjuradora que será invocada no seu aniversário de dezesseis anos, invocada para a luz ou para as trevas, logo o romance começa e eles lutam juntos para descobrir um meio de Lena ser invocada para luz e quebrar a maldição de sua família para que ela possa se auto invocar.
No segundo livro da saga “Dezessete Luas” Lena se sente insegura, ela não se invocou, mas sente as trevas e a luz ao mesmo tempo dentro de si, ela desaparece com sua prima Ridley que foi invocada para as trevas, e um incubus conjurador chamado John. Ethan não perde tempo e sai a procura de Lena no mundo conjurador, juntamente com Link e Liv sua nova amiga e aprendiz a guardiã da biblioteca conjuradora chegam a grande barreira e encontram Lena que está se invocando, quando a invocação termina a surpresa, Lena se invocou para as trevas e para a luz no mesmo tempo isso afetou os dois mundos, o mortal e o conjurador, a ordem foi rompida e terá que ser restaurada.
No penúltimo livro “Dezoito Luas” Lena e Ethan tentam restaurar a ordem das coisas, tudo está diferente, Ridley se tornou mortal, pois foi considerada traidora pelos conjuradores das trevas, Link se tornou incunbus após uma luta em que foi mordido, a cidade está totalmente seca e todos acreditam em um possível apocalipse, eles descobrem que para restaurar a ordem “Aquele que é Dois” precisa se sacrificar por todos, um final impressionante.
O ultimo livro da saga ainda não foi lançado no Brasil, a previsão de lançamento está entre agosto e setembro de 2013 na bienal do livro no Rio de Janeiro, espero ansiosa!

sábado, 13 de julho de 2013

Maconha: História, Efeitos e Lei.

Canábis, ou maconha como é conhecida popularmente é uma erva que tem origem asiática e que faz parte do grupo de plantas chamadas arbustivas ou seja, são pequenas arvores isoladas, de porte pequeno que podem também ser usadas como cercas vivas (o que não é o caso da maconha). O costume de consumi-la começou em meados do terceiro milênio antes de Cristo, hoje em dia a maconha é usada muitas vezes de formal ilegal (o que é o caso do Brasil) já que muitos países passaram a não aceitar ou parcializar seu uso, e intensificaram suas leis contra o uso da própria.
Ao ser consumido os principais efeitos que a maconha pode causar são a diminuição da pressão intraocular, vermelhidão nos olhos, boca seca, sensação de frio e calor, aumento da frequência cardíaca e relaxamento dos músculos. Em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Holanda, França, Espanha, Itália, Suíça, Israel e Austrália o uso da maconha para fins medicinais é parcialmente permitido dando origem a medicamentos como o Sativex que é indicado para pessoas que sofrem de esclerose múltipla.
No Brasil, não existe mais a pena que possa prender usuários de maconha, ao ser pego com a droga em pequena quantidade ou consumindo não há prisão por ser considerada uma mínima quantidade, apenas para o uso pessoal, porém existem penas em que o usuário presta serviços a comunidade, tem que cumprir uma medida educativo de comparecimento a cursos ou programas, e até mesmo pagar multas. Já em grande quantidade a maconha é encaixada na lei 11.343/2006 no artigo 33 aquele que preparar, produzir, fabricar, vender, expor à venda, oferecer, trazer em depósito, transportar guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas pode pegar de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa entre 500,00 e 1500,00 reais. Vale ressaltar que esse poste não tem intenção de influenciar o uso da droga, e sim alertar e informar. Contudo é bom lembrar: Diga NÃO as drogas.

História da JMJ

A jornada mundial da juventude ou JMJ como é chamada é um evento da igreja católica criado para reunir milhões de católicos de todo o mundo focando no publico jovem. A jornada foi criada pelo Papa João Paulo II, no ano de 1984 tendo como objetivo reunir os jovens e mostrar a força dos jovens na igreja. A primeira Jornada Mundial foi realizada em 1984 na cidade de Roma em um Domingo de Ramos, e depois a cada dois anos organiza-se em um país escolhido pelo Papa. Essas foram as seguintes jornadas:
1985 – Roma, Vaticano, 800.000 jovens tendo como tema: “Ano Internacional da Juventude”
1987 – Buenos Aires, Argentina, 1.500.000 jovens, tema: “Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor.” –(1Jo 4, 16)
1989 – Santiago de Compotela, Espanha, 60.000 jovens, tema: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” – (Jo 14, 6).
1991 – Czestochowa, Polônia 1.600.000 jovens, tema: “Vocês receberam  o Espirito que os adota como filhos.” – (Rm 8, 15)
1993 – Denver, Estados Unidos,900.000 jovens, tema: “Eu vim para que todos tenham Vida, e as tenham em abundancia.”
1995 – Manila, Filipina, 5,20.000 jovens, tema : “Assim como o Pai me enviou Eu também vos envio.” – (Jo 20, 21)
1997 – Paris, França, 1.200.000 jovens, tema: “Mestre, onde moras? Vinde e vereis.” – (Jo 1- 38, 39)
2000- Roma, Vaticano, 2.000.000 jovens, tema: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.” – (Jo 1 ,14)
2002 – Toronto, Canadá, 800.00 jovens, tema: “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo.”- (Mt 5, 13-14)
2005 – Colônia, Alemanha, 1.200.000 jovens, tema: “Viemos Adora-lo.” – (Mt 2, 2)
2008 – Sidney, Austrália, 600.000 jovens, tema: “Recebereis a força do Espirito Santo, que virá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas.” – (At 1, 8)
2011 – Madrid, Espanha, 2.000.000 jovens, tema: “Enraizados e edificados em Cristo ... firmes na fé.” – (Cl 2, 7)
A próxima será no Brasil no dia 23 de julho de 2013, tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações.” – (Mt 28, 19) Contudo, a JMJ vem crescendo e chamando a atenção por onde passa, os jovens que dela participam crescem espiritualmente e constroem pontes de amizades. A jornada é um meio de evangelizar a juventude.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A importância do aleitamento materno

Todos nós sabemos o quanto o leite materno é importante, tanto para o bebê quanto para mamãe até os seis meses após o nascimento, a amamentação é uma das principias e primeiras etapas para o desenvolvimento da criança, por isso deve ser cumprida a risca.
O leite materno pode trazer vários benefícios para uma vida toda, por esse motivo é extremamente importante que a mãe não deixe de amamentar até no mínimo seis meses, e não o substitua por outros tipos de leite. Os benefícios do leite materno são inúmeros, entre eles colabora com a formação do sistema imunológico da criança, previne a obesidade ao longo da vida, à intolerância ao glúten e ainda algumas alergias.
Para as mamães também á muitos benefícios, como a perda de peso que foi adquirido na gravidez, a redução da chance de desenvolver um câncer de mama, diminui o risco de diabetes após a gestação e também protege contra a osteoporose. Existem alguns boatos sobre o leite materno, e entre eles está o famoso “LEITE FRACO” que muitas mulheres pensam ter, essas mulheres estão completamente enganadas, não existe leite fraco, o leite de cada mãe contém as vitaminas, os nutrientes e os minerais suficientes para seu filho, o que realmente pode variar de mulher pra mulher é a coloração e textura do leite. Agora não há mais desculpas para a não amamentação, já que ela só traz benefícios, alegrias, e constrói um momento único entre mãe e filho, além de fortalecer ainda mais o vinculo materno.

O que é bruxismo?

O bruxismo é raramente conhecido, muitas pessoas sofrem desse mal e nem sabem. O bruxismo é o habito de ranger os dentes que pode ocorrer durante a noite (inconscientemente) ou durante o dia (que pode ser inconsciente ou ciente). Quando somente noturno o Bruxismo é difícil de identificar, principalmente quando a pessoa que sofre do mal dorme sozinha, mas alguns sintomas podem alertar que algo está errado, como acordar com os dentes doloridos, com o maxilar dolorido e perceber desgastes em alguns dentes, sim o bruxismo pode desgastar os dentes.
O recomendado é que se use um aparelho feito sob medida, que usa como material acrílico, esses aparelhos evitaram o desgastamento dos dentes. Já o bruxismo quando ocorrido no período diurno pode se tornar ciente, quando isso ocorre a própria pessoa pode se ajudar, tornando ciente esse hábito se tratar acaba ficando fácil já que há a colaboração do paciente. Caso você sofra desse mal é importante que saiba que o bruxismo muitas vezes é causado pelo estresse do dia a dia, então tente relaxar em alguns minutos do dia e antes de dormir.
É importante que seu dentista seja ciente que você sofre desse mal, dessa forma ele poderá te ajudar indicando o aparelho correto para o tratamento e acompanhando os resultados.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Porque o dia de São João

 Durante os meses de junho e julho, celebramos o dia de diversos santos bastante conhecidos na igreja católica e também fora dela. São João, São Pedro, Santo Antônio, São Paulo, e justamente no dia de alguns desses santos ocorrem as festas, como o dia de São Pedro e São João, que são os mais comemorados, com danças de quadrilhas, comidas típicas, e também muitos agradecimentos na parte religiosa.



O dia de São João é comemorado no dia 24 de junho. Isabel era casada com Zacarias, sendo que ela era estéril e ele era mudo, ambos desejavam muito ter um filho mas devido a esterilidade de Isabel este sonho estava distante e então aceitaram que jamais conseguiriam ter o tão sonhado filho. Segundo a tradição bíblica, Isabel concebeu-se através de uma obra Divina, sendo que o anjo Gabriel visitou Zacarias informando-lhe que este seria pai, e que o filho que estava sendo gerado por sua esposa, até então estéril, deveria receber o nome de João, o que significa “Deus é propício”.



João foi o último profeta antes do nascimento de Jesus Cristo, e foi também o primeiro apóstolo eleito pelo Messias, conforme já dissera os profetas do antigo testamento, tornando-se realidade tudo aquilo que Deus inspirava os antigos profetas. João Batista batizava as pessoas às margens do rio Jordão, foi ele quem batizou Jesus Cristo também no mesmo rio, daí então surgiu o “apelido” de Batista, tornando-se então João Batista. João Batista teve uma morte drástica por estrangulamento no governo do rei Herodes Antipas, pois João Batista defendia a prática dos bons costumes e ia contra os princípios do rei da época.

sábado, 18 de maio de 2013

Como se dar bem no ENEM

O Enem (exame nacional do ensino médio) é muito importante para estudantes de todo o país. Além de estudar o ano todo com dedicação é preciso seguir algumas dicas importantes para se sair bem no resultado. Como já foi dito anteriormente é preciso estudar o ano todo, não basta estudar um mês antes e correr atrás do conteúdo não aprendido. Desde sempre é necessário que você estude além do horário de aula, ou seja, rever o que viu na escola em sua casa, tire uma ou duas horas do seu dia para fazer isso, revise sempre a matéria que tem mais dificuldade. Outro bom jeito de aprender e se preparar para essa prova é estudando as provas dos anos anteriores, assim você tem uma noção de como a prova é e se prepara ao seu nível de dificuldade. Nos dias que antecedem a prova tente descansar, não estude muito afinal tudo eu você tinha que aprender você aprendeu ao longo do ano. Também é fundamental que nos dias que antecedam a prova você tenha uma boa alimentação, rica em frutas, legumes, verdura. Evite coisas gordurosas, frituras ou alimentos pesados. No dia da prova leve agua fresca, barras de cereais e alguns chocolates, mas nada em exagero, afinal de contas, já foi comprovado que eles estimulam o celebro. Leve mais de uma caneta por questão de segurança (caso uma pare de funcionar você tem a outra). Caso esteja em duvida em alguma questão vá para a próxima, depois você volta assim não perde muito tempo. A redação como em qualquer prova e significativamente importante, portanto ao fazê-la faça com calma, leia bem antes de passar a limpo e preste atenção na ortografia. Lembre-se também de dar uma atenção toda especial para o preenchimento do gabarito, afinal de contas a análise é feita justamente através dele, portanto um erro ao pular uma questão na hora de passar para o gabarito, pode causar um grande estrago, uma vez que todas as próximas também estarão fora de lugar.

Tipos de saias

Existem muitos tipos de saias, elas podem ser delicadas, sexys e sofisticadas cada uma serve para uma ocasião diferente. A Minissaia é uma saia que mostra muito as pernas, por isso é preciso que elas estejam bonitas e torneadas. Apesar de o nome ser mini é preciso ter bom senso no comprimento lembrando-se que só as pernas ficaram amostra. Essa saia é ideal para um passeio no parque, no clube e na praia, escola, trabalho e lugares mais formais não combinam com esse modelo. É importante ressaltar que como as pernas estarão de fora o decote deve ser discreto. A Cintura alta além de ser linda pode combinar com tudo e com várias ocasiões ela pode ser um coringa no closet das mais cheinhas já que disfarça a barriguinha indesejada, como tem vários modelos desde mais formal até informal pode ser usada em vários lugares. A Tulipa essa saia é maravilhosa, mas deve ser usada pelas mulheres com o corpo reto, já que ela causa um volume extra na região do quadril. Em tons mais claros pode ser usada durante o dia, os tons mais escuros a noite. A saia lápis é uma saia bem justa no corpo, por isso deve ser usada por quem tem pernas finas pra não ficar vulgar, também fica boa para as mulheres com pouco quadril, mas vale lembrar que se está justo em baixo tem que eu estar mais soltinho encima, vale apostar em uma camisa soltinha o look fica lindo e sofisticado. As Maxissaia são super confortáveis e todos os tipo de mulheres podem usar, principalmente as altas e magras, uma maxissaia estampada e uma blusinha mais crua formam um look lindo, abuse dos cintos e dos acessórios.

Problemas com cólica menstrual

A cólica menstrual é uma dor que se localiza baixo do abdômen, algumas mulheres sofrem desse mal, mas algumas acabam sentindo muita dor o que acaba prejudicando e incomodando. Em alguns dos casos a cólica deixa de ser normal, na maioria deles as mulheres tem tanta dor que não conseguem fazer suas atividades diárias e simples como trabalhar, estudar, passear e entre outros programas que precisam ser cancelados por tamanha dor, quando isso acontece algo está totalmente errado, a cólica não pode chegar a tanto a ponto atrapalhar nas atividades diárias. Outra coisa fora do normal são as irregularidades na frequência do fluxo menstrual, quando o fluxo for muito intenso e irregular deve-se procurar um médico especialista (o ginecologista, que pode ser encontrado na rede publica de saúde) para ver se realmente há problemas. Aqui estão algumas dicas para melhorar a cólica menstrual: • Tome bastante água antes, durante e depois de menstruar, acredite estar bem hidratada ajudará muito. • Tente ter uma alimentação saudável, evite as frituras e as coisas gordurosas, tome sucos naturais e coma frutas. Para o seu corpo funcionar bem tudo que entra precisa ser de boa qualidade. • Faça exercícios físicos, é claro que você não vai se matar de malhar, mas faça uma caminhada durante a tarde, ande um pouco de bicicleta, coisas leves, mas que te ajudará bastante. Enfim, tente se cuidar se for preciso procure um médico, o que não vale é parar de viver bem pra viver com cólica.

Quem foi Manuel de Abreu

Manuel Dias de Abreu, ou Manuel de Abreu (como ficou conhecido) foi um médico e um grande pesquisador Brasileiro. Nascido na cidade de São Paulo no ano de 1894 se formou pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro em 1914, em 1916 dirigiu o Laboratório Central de Radiologia da Santa Casa de Paris e, iniciou seus estudos sobre fotografia em tela fluorescente em 1917 no Hospital Franco Brasileiro. Em 1922 retornou a cidade do Rio de Janeiro onde retomou suas experiências na Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose, realizou importantes trabalhos e pesquisas sobre radioscopia, radiometria e radiodiagnostico. Membro da Academia Brasileira de Medicina e do Instituto Brasileiro de Ciências possui inúmeros títulos honoríficos. Escritor de: Ideias gerais sobre radiodiagnóstico na Tuberculose, Radiodiagnóstico na Tuberculose pleuropulmonar, Radiografia do Coração, Radiometria e os estudos sobre o pulmão e mediastino. A grande descoberta de Manuel de Abreu foi no ano de 1936 quando ele desenvolveu o método de Radiografia Torácica de pequeno tamanho, obtida por fotografia radioscópica em tela fluorescente, e que, passou a ter o nome de Abreugrafia em sua homenagem, essa descoberta o deixou conhecido mundialmente. Manuel de Abreu morreu no ano de 1962 na cidade de Rio de Janeiro de uma forma trágica e irônica para um pneumologista, provavelmente causado pelo fumo um habito que mantinha há muitos anos ele apresentou um câncer no pulmão, doença que causou sua morte.