sábado, 13 de julho de 2013

Maconha: História, Efeitos e Lei.

Canábis, ou maconha como é conhecida popularmente é uma erva que tem origem asiática e que faz parte do grupo de plantas chamadas arbustivas ou seja, são pequenas arvores isoladas, de porte pequeno que podem também ser usadas como cercas vivas (o que não é o caso da maconha). O costume de consumi-la começou em meados do terceiro milênio antes de Cristo, hoje em dia a maconha é usada muitas vezes de formal ilegal (o que é o caso do Brasil) já que muitos países passaram a não aceitar ou parcializar seu uso, e intensificaram suas leis contra o uso da própria.
Ao ser consumido os principais efeitos que a maconha pode causar são a diminuição da pressão intraocular, vermelhidão nos olhos, boca seca, sensação de frio e calor, aumento da frequência cardíaca e relaxamento dos músculos. Em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Holanda, França, Espanha, Itália, Suíça, Israel e Austrália o uso da maconha para fins medicinais é parcialmente permitido dando origem a medicamentos como o Sativex que é indicado para pessoas que sofrem de esclerose múltipla.
No Brasil, não existe mais a pena que possa prender usuários de maconha, ao ser pego com a droga em pequena quantidade ou consumindo não há prisão por ser considerada uma mínima quantidade, apenas para o uso pessoal, porém existem penas em que o usuário presta serviços a comunidade, tem que cumprir uma medida educativo de comparecimento a cursos ou programas, e até mesmo pagar multas. Já em grande quantidade a maconha é encaixada na lei 11.343/2006 no artigo 33 aquele que preparar, produzir, fabricar, vender, expor à venda, oferecer, trazer em depósito, transportar guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas pode pegar de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa entre 500,00 e 1500,00 reais. Vale ressaltar que esse poste não tem intenção de influenciar o uso da droga, e sim alertar e informar. Contudo é bom lembrar: Diga NÃO as drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário