Durante os meses de junho e julho, celebramos o dia de diversos santos bastante conhecidos na igreja católica e também fora dela. São João, São Pedro, Santo Antônio, São Paulo, e justamente no dia de alguns desses santos ocorrem as festas, como o dia de São Pedro e São João, que são os mais comemorados, com danças de quadrilhas, comidas típicas, e também muitos agradecimentos na parte religiosa.
O dia de São João é comemorado no dia 24 de junho.
Isabel era casada com Zacarias, sendo que ela era estéril e ele era mudo, ambos desejavam muito ter um filho mas devido a esterilidade de Isabel este sonho estava distante e então aceitaram que jamais conseguiriam ter o tão sonhado filho.
Segundo a tradição bíblica, Isabel concebeu-se através de uma obra Divina, sendo que o anjo Gabriel visitou Zacarias informando-lhe que este seria pai, e que o filho que estava sendo gerado por sua esposa, até então estéril, deveria receber o nome de João, o que significa “Deus é propício”.
João foi o último profeta antes do nascimento de Jesus Cristo, e foi também o primeiro apóstolo eleito pelo Messias, conforme já dissera os profetas do antigo testamento, tornando-se realidade tudo aquilo que Deus inspirava os antigos profetas. João Batista batizava as pessoas às margens do rio Jordão, foi ele quem batizou Jesus Cristo também no mesmo rio, daí então surgiu o “apelido” de Batista, tornando-se então João Batista.
João Batista teve uma morte drástica por estrangulamento no governo do rei Herodes Antipas, pois João Batista defendia a prática dos bons costumes e ia contra os princípios do rei da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário