sábado, 18 de maio de 2013
Quem foi Manuel de Abreu
Manuel Dias de Abreu, ou Manuel de Abreu (como ficou conhecido) foi um médico e um grande pesquisador Brasileiro. Nascido na cidade de São Paulo no ano de 1894 se formou pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro em 1914, em 1916 dirigiu o Laboratório Central de Radiologia da Santa Casa de Paris e, iniciou seus estudos sobre fotografia em tela fluorescente em 1917 no Hospital Franco Brasileiro.
Em 1922 retornou a cidade do Rio de Janeiro onde retomou suas experiências na Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose, realizou importantes trabalhos e pesquisas sobre radioscopia, radiometria e radiodiagnostico.
Membro da Academia Brasileira de Medicina e do Instituto Brasileiro de Ciências possui inúmeros títulos honoríficos. Escritor de: Ideias gerais sobre radiodiagnóstico na Tuberculose, Radiodiagnóstico na Tuberculose pleuropulmonar, Radiografia do Coração, Radiometria e os estudos sobre o pulmão e mediastino.
A grande descoberta de Manuel de Abreu foi no ano de 1936 quando ele desenvolveu o método de Radiografia Torácica de pequeno tamanho, obtida por fotografia radioscópica em tela fluorescente, e que, passou a ter o nome de Abreugrafia em sua homenagem, essa descoberta o deixou conhecido mundialmente.
Manuel de Abreu morreu no ano de 1962 na cidade de Rio de Janeiro de uma forma trágica e irônica para um pneumologista, provavelmente causado pelo fumo um habito que mantinha há muitos anos ele apresentou um câncer no pulmão, doença que causou sua morte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário