domingo, 14 de julho de 2013

Sebos

Como todos sabemos Sebos são lugares comerciais onde há venda e troca de livros usados, as pessoas vão até estes estabelecimentos a fim de comprar ou trocar um livro usado, achar livros raros, tais como de edições especiais ou limitadas e exemplares não mais publicados. A origem do nome Sebo tem várias histórias, entre elas uma que fala que pelos livros serem velhos e muito usados continham um aspecto seboso coisa que ficou no passado já que hoje em dia podem-se encontrar Sebos com livros em ótimas condições e com nenhum aspecto de mal cuidado ou até mesmo sujo. O costume de trocar livros começou na Europa no século XVI, no Brasil o comercio se desenvolveu por volta de 1808 com a chegada da família real.
Nos Sebos podem ser encontrados livros (em maior escala), gibis, HQs, revistas e LPs, o público pode ser bem diferenciado sendo de crianças a idosos, estudantes de ensino fundamental, ensino médio e faculdade já que nesses lugares se encontram livros de todos os gêneros, temas e autores. O que torna o comercio de livros usados um sucesso na maioria das vezes é o baixo custo do mesmo, fazendo assim com que pessoas de todas as classes sociais possam adquiri-los, outra questão é a reutilização de um livro que já não era mais usado. Geralmente o negocio passa de geração em geração e se torna algo de família.
Contudo, concluímos que os Sebos são espaços culturais, onde pessoas vão em busca de conhecimento acessível e de qualidade, um lugar onde a cultura e a educação são passadas a diante sem mais delongas e de forma simples, sendo assim quando precisar ou estiver a procura de um livro passe em um Sebo, você pode achar o que procura, com uma linda história por trás, além de economizar um bom dinheiro.

Dezesseis Luas

A saga Beautiful Creatures de Kami Garcia e Margaret Stohl publicada no Brasil como “Dezesseis Luas’ e é o primeiro livro de quatro,o livro conta a historia de Lena Duchannes, uma jovem de dezesseis anos que se muda para cidade de Gatlin. Ethan por sua vez nasceu na cidade eles se tornam amigos e logo Lena o conta seu maior segredo: ser uma conjuradora que será invocada no seu aniversário de dezesseis anos, invocada para a luz ou para as trevas, logo o romance começa e eles lutam juntos para descobrir um meio de Lena ser invocada para luz e quebrar a maldição de sua família para que ela possa se auto invocar.
No segundo livro da saga “Dezessete Luas” Lena se sente insegura, ela não se invocou, mas sente as trevas e a luz ao mesmo tempo dentro de si, ela desaparece com sua prima Ridley que foi invocada para as trevas, e um incubus conjurador chamado John. Ethan não perde tempo e sai a procura de Lena no mundo conjurador, juntamente com Link e Liv sua nova amiga e aprendiz a guardiã da biblioteca conjuradora chegam a grande barreira e encontram Lena que está se invocando, quando a invocação termina a surpresa, Lena se invocou para as trevas e para a luz no mesmo tempo isso afetou os dois mundos, o mortal e o conjurador, a ordem foi rompida e terá que ser restaurada.
No penúltimo livro “Dezoito Luas” Lena e Ethan tentam restaurar a ordem das coisas, tudo está diferente, Ridley se tornou mortal, pois foi considerada traidora pelos conjuradores das trevas, Link se tornou incunbus após uma luta em que foi mordido, a cidade está totalmente seca e todos acreditam em um possível apocalipse, eles descobrem que para restaurar a ordem “Aquele que é Dois” precisa se sacrificar por todos, um final impressionante.
O ultimo livro da saga ainda não foi lançado no Brasil, a previsão de lançamento está entre agosto e setembro de 2013 na bienal do livro no Rio de Janeiro, espero ansiosa!

sábado, 13 de julho de 2013

Maconha: História, Efeitos e Lei.

Canábis, ou maconha como é conhecida popularmente é uma erva que tem origem asiática e que faz parte do grupo de plantas chamadas arbustivas ou seja, são pequenas arvores isoladas, de porte pequeno que podem também ser usadas como cercas vivas (o que não é o caso da maconha). O costume de consumi-la começou em meados do terceiro milênio antes de Cristo, hoje em dia a maconha é usada muitas vezes de formal ilegal (o que é o caso do Brasil) já que muitos países passaram a não aceitar ou parcializar seu uso, e intensificaram suas leis contra o uso da própria.
Ao ser consumido os principais efeitos que a maconha pode causar são a diminuição da pressão intraocular, vermelhidão nos olhos, boca seca, sensação de frio e calor, aumento da frequência cardíaca e relaxamento dos músculos. Em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Holanda, França, Espanha, Itália, Suíça, Israel e Austrália o uso da maconha para fins medicinais é parcialmente permitido dando origem a medicamentos como o Sativex que é indicado para pessoas que sofrem de esclerose múltipla.
No Brasil, não existe mais a pena que possa prender usuários de maconha, ao ser pego com a droga em pequena quantidade ou consumindo não há prisão por ser considerada uma mínima quantidade, apenas para o uso pessoal, porém existem penas em que o usuário presta serviços a comunidade, tem que cumprir uma medida educativo de comparecimento a cursos ou programas, e até mesmo pagar multas. Já em grande quantidade a maconha é encaixada na lei 11.343/2006 no artigo 33 aquele que preparar, produzir, fabricar, vender, expor à venda, oferecer, trazer em depósito, transportar guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas pode pegar de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa entre 500,00 e 1500,00 reais. Vale ressaltar que esse poste não tem intenção de influenciar o uso da droga, e sim alertar e informar. Contudo é bom lembrar: Diga NÃO as drogas.

História da JMJ

A jornada mundial da juventude ou JMJ como é chamada é um evento da igreja católica criado para reunir milhões de católicos de todo o mundo focando no publico jovem. A jornada foi criada pelo Papa João Paulo II, no ano de 1984 tendo como objetivo reunir os jovens e mostrar a força dos jovens na igreja. A primeira Jornada Mundial foi realizada em 1984 na cidade de Roma em um Domingo de Ramos, e depois a cada dois anos organiza-se em um país escolhido pelo Papa. Essas foram as seguintes jornadas:
1985 – Roma, Vaticano, 800.000 jovens tendo como tema: “Ano Internacional da Juventude”
1987 – Buenos Aires, Argentina, 1.500.000 jovens, tema: “Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor.” –(1Jo 4, 16)
1989 – Santiago de Compotela, Espanha, 60.000 jovens, tema: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” – (Jo 14, 6).
1991 – Czestochowa, Polônia 1.600.000 jovens, tema: “Vocês receberam  o Espirito que os adota como filhos.” – (Rm 8, 15)
1993 – Denver, Estados Unidos,900.000 jovens, tema: “Eu vim para que todos tenham Vida, e as tenham em abundancia.”
1995 – Manila, Filipina, 5,20.000 jovens, tema : “Assim como o Pai me enviou Eu também vos envio.” – (Jo 20, 21)
1997 – Paris, França, 1.200.000 jovens, tema: “Mestre, onde moras? Vinde e vereis.” – (Jo 1- 38, 39)
2000- Roma, Vaticano, 2.000.000 jovens, tema: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.” – (Jo 1 ,14)
2002 – Toronto, Canadá, 800.00 jovens, tema: “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo.”- (Mt 5, 13-14)
2005 – Colônia, Alemanha, 1.200.000 jovens, tema: “Viemos Adora-lo.” – (Mt 2, 2)
2008 – Sidney, Austrália, 600.000 jovens, tema: “Recebereis a força do Espirito Santo, que virá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas.” – (At 1, 8)
2011 – Madrid, Espanha, 2.000.000 jovens, tema: “Enraizados e edificados em Cristo ... firmes na fé.” – (Cl 2, 7)
A próxima será no Brasil no dia 23 de julho de 2013, tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações.” – (Mt 28, 19) Contudo, a JMJ vem crescendo e chamando a atenção por onde passa, os jovens que dela participam crescem espiritualmente e constroem pontes de amizades. A jornada é um meio de evangelizar a juventude.