quarta-feira, 26 de junho de 2013

A importância do aleitamento materno

Todos nós sabemos o quanto o leite materno é importante, tanto para o bebê quanto para mamãe até os seis meses após o nascimento, a amamentação é uma das principias e primeiras etapas para o desenvolvimento da criança, por isso deve ser cumprida a risca.
O leite materno pode trazer vários benefícios para uma vida toda, por esse motivo é extremamente importante que a mãe não deixe de amamentar até no mínimo seis meses, e não o substitua por outros tipos de leite. Os benefícios do leite materno são inúmeros, entre eles colabora com a formação do sistema imunológico da criança, previne a obesidade ao longo da vida, à intolerância ao glúten e ainda algumas alergias.
Para as mamães também á muitos benefícios, como a perda de peso que foi adquirido na gravidez, a redução da chance de desenvolver um câncer de mama, diminui o risco de diabetes após a gestação e também protege contra a osteoporose. Existem alguns boatos sobre o leite materno, e entre eles está o famoso “LEITE FRACO” que muitas mulheres pensam ter, essas mulheres estão completamente enganadas, não existe leite fraco, o leite de cada mãe contém as vitaminas, os nutrientes e os minerais suficientes para seu filho, o que realmente pode variar de mulher pra mulher é a coloração e textura do leite. Agora não há mais desculpas para a não amamentação, já que ela só traz benefícios, alegrias, e constrói um momento único entre mãe e filho, além de fortalecer ainda mais o vinculo materno.

O que é bruxismo?

O bruxismo é raramente conhecido, muitas pessoas sofrem desse mal e nem sabem. O bruxismo é o habito de ranger os dentes que pode ocorrer durante a noite (inconscientemente) ou durante o dia (que pode ser inconsciente ou ciente). Quando somente noturno o Bruxismo é difícil de identificar, principalmente quando a pessoa que sofre do mal dorme sozinha, mas alguns sintomas podem alertar que algo está errado, como acordar com os dentes doloridos, com o maxilar dolorido e perceber desgastes em alguns dentes, sim o bruxismo pode desgastar os dentes.
O recomendado é que se use um aparelho feito sob medida, que usa como material acrílico, esses aparelhos evitaram o desgastamento dos dentes. Já o bruxismo quando ocorrido no período diurno pode se tornar ciente, quando isso ocorre a própria pessoa pode se ajudar, tornando ciente esse hábito se tratar acaba ficando fácil já que há a colaboração do paciente. Caso você sofra desse mal é importante que saiba que o bruxismo muitas vezes é causado pelo estresse do dia a dia, então tente relaxar em alguns minutos do dia e antes de dormir.
É importante que seu dentista seja ciente que você sofre desse mal, dessa forma ele poderá te ajudar indicando o aparelho correto para o tratamento e acompanhando os resultados.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Porque o dia de São João

 Durante os meses de junho e julho, celebramos o dia de diversos santos bastante conhecidos na igreja católica e também fora dela. São João, São Pedro, Santo Antônio, São Paulo, e justamente no dia de alguns desses santos ocorrem as festas, como o dia de São Pedro e São João, que são os mais comemorados, com danças de quadrilhas, comidas típicas, e também muitos agradecimentos na parte religiosa.



O dia de São João é comemorado no dia 24 de junho. Isabel era casada com Zacarias, sendo que ela era estéril e ele era mudo, ambos desejavam muito ter um filho mas devido a esterilidade de Isabel este sonho estava distante e então aceitaram que jamais conseguiriam ter o tão sonhado filho. Segundo a tradição bíblica, Isabel concebeu-se através de uma obra Divina, sendo que o anjo Gabriel visitou Zacarias informando-lhe que este seria pai, e que o filho que estava sendo gerado por sua esposa, até então estéril, deveria receber o nome de João, o que significa “Deus é propício”.



João foi o último profeta antes do nascimento de Jesus Cristo, e foi também o primeiro apóstolo eleito pelo Messias, conforme já dissera os profetas do antigo testamento, tornando-se realidade tudo aquilo que Deus inspirava os antigos profetas. João Batista batizava as pessoas às margens do rio Jordão, foi ele quem batizou Jesus Cristo também no mesmo rio, daí então surgiu o “apelido” de Batista, tornando-se então João Batista. João Batista teve uma morte drástica por estrangulamento no governo do rei Herodes Antipas, pois João Batista defendia a prática dos bons costumes e ia contra os princípios do rei da época.