quarta-feira, 9 de maio de 2012
Origem e significado da Festa Junina
Estamos chegando ao mês de junho e julho, meses do nosso calendário que comemoramos a festa junina, tradicional em todo o país e com bastante força principalmente no norte e no nordeste brasileiro, atraindo milhares de turistas para os shows, as comidas típicas e as comemorações que ocorrem durante estes dois meses.
A tradição junina no Brasil é conhecida por suas músicas caipiras, trajes caipiras, comidas típicas e também pela fogueira de São João, cuja explicação mais relevante para sua existência tem principio bíblico. Diz-se que a fogueira de São João surgiu a partir de um acordo de Maria (mãe de Jesus) e Izabel (sua prima) que engravidou após ter idade elevada. Este acordo previa que Izabel acendesse a fogueira assim que João Batista seu filho nascesse, assim então Maria iria ajudá-la após o parto num primeiro momento.
Embora a tradição brasileira seja bastante peculiar, as festas juninas não são exclusivas daqui e também não são conhecidas somente aqui, tendo como ponto forte também em vários países Europeus, sendo que lá a festa ocorre durante o início do verão Europeu, no mês de junho, já aqui no Brasil a festa ocorre entre o término do outono e o início do inverno.
Durante as festividades juninas, celebramos também a memória de alguns santos da igreja católica, entre eles São João (dia 24 e junho) que é o mais tradicional devido a fogueira levar seu nome, também temos São Pedro e São Paulo (dia 29 de junho) e Santo Antônio (dia 13 de junho).
No Brasil temos a dança da quadrilha, que surgiu a partir de uma adaptação de uma cultura francesa, e com o passar dos tempos a quadrilha brasileira sofreu algumas modificações de acordo com algumas regiões do Brasil, conheça elas:
São Paulo – Quadrilha caipira
Bahia – Baile sifilítico
Rio de Janeiro – Mana-Chica
Sergipe – Quadrilha
No nordeste e no norte brasileiro, como já citado acima, o forró, o xote, baião e as cantigas são tradicionais da festa junina.
Podemos dividir a festa junina brasileira em duas: A do Norte/Nordeste concentra-se em reunir a comunidade e seus turistas e se vestem de matutos, os homens com camisas quadriculadas e calças remendadas e com chapéus de palha e as mulheres com vestidos coloridos de chita e chapéu de palha.
Existem também diversas simpatias para Santo Antônio, e algumas pessoas acreditam nisso e fazem bastante simpatias para conseguir algo que estejam querendo através do intermédio de Santo Antônio, principalmente as simpatias para casamentos, uma vez que na Europa é comum celebrar matrimônios durante esta época, e na quadrilha das festas brasileiras também celebra-se um casamento fictício durante a dança da mesma.
Portanto, se você gosta de comemorar a festa junina, lembre sempre de seu significado religioso e faça sua prece ou seu agradecimento por estes santos. Lembre-se também de que comemorar não é sinônimo de ingerir bebidas alcoólicas. Seguindo estas dicas e tendo estas informações, tenham todos e todas uma excelente FESTA JUNINA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário