terça-feira, 15 de maio de 2012

A história do Fusca

Esta é uma homenagem a todos aqueles que possuem, já possuíram, ainda hão de possuir e também a todos que admiram este carro tão importante chamado Fusca. A história do Fusca em nosso país iniciou-se em meados do ano de 1949, havendo algumas modificações em relação ao projeto original criado por Ferdinand Porshe, na Alemanha em 1929. Curiosamente os primeiros Fuscas não foram montados pela empresa Volkswagen no Brasil, uma vez que a empresa ainda não estava preparada para receber as peças vindas diretamente da Alemanha e efetuar a montagem, então este serviço era realizado por uma empresa chamada Brasmotor.
O Fusca desde sua chegada ao Brasil possuiu diversos modelos, iniciando pelo modelo com motor 1200 cc, sendo substituído por um modelo 1300 cc, em seguida veio o 1400 e assim por diante até chegar ao 1600 que ficou conhecido pelo nome de “Super-Fuscão”. Parou de ser fabricado no Brasil em 1983, pois a Volkswagen percebeu que o carro já havia se tornado obsoleto, mesmo sendo um dos 12 mais bem vendidos naquela época. Em 1993 por sugestão do então presidente Itamar Franco, a Volkswagen voltou a fabricar o Fusca, foi então que criou-se a lei do carro popular, onde os carros com motores de até 1.0 ficariam isentos dos impostos e teriam preços bem mais reduzidos, porém o Fusca e a Kombi com seus motores 1.6 também entraram na categoria de carros populares. Infelizmente a Volkswagen não atingiu nem metade da meta de vendas após o retorno da fabricação do Fusca, devido ao fato de seu design ser totalmente diferente e mais ultrapassado do que o de seus concorrentes, na época o Uno Mille e o Chevrolet Corsa, que possuíam valor parecidos com o do Fusca, porém espaço maior interno e design mais arrojado.
Em 1996 foi o ano da fabricação do último Fusca brasileiro, quando a Volkswagen criou o modelo intitulado “Série Ouro”, que seria o último modelo produzido em nosso país. Nesta ultima linhagem de fabricação foram fabricados aproximadamente 47 mil unidades do carro. Em 1972 o Fusca assumiu o posto de carro . Atualmente estima-se que o Fusca seja o quarto carro mais vendido da história, sendo que o Toyota Corolla ocupa a primeira posição com 31,6 milhões de unidades vendidas desde o ano de 1966. A segunda posição é ocupada pela Ford F-Séries (linhagem de caminhonetes da Ford) como 29 milhões de unidades vendidas desde 1948. A terceira posição aparece o Volkswagen Golf, com 25 milhões de unidades vendidas em 5 gerações do carro, que é produzido até hoje e teve sua primeira posição criada em 1974. O Fusca é o quarto desta seleta lista, com exorbitantes 20 milhões de unidades vendidas. Sem contar que o Fusca é um dos carros mais vendidos e que nunca fugiu de seu padrão de fabricação e modelo, modificando apenas algumas partes e o motor.
No Brasil o dia 20 de janeiro é quando comemora-se o dia do Fusca, onde colecionadores se reúnem em grandes centros para mostrarem os seus Fuscas com muito orgulho, além do carro estar presente também em grandes reuniões de veículos antigos, sempre há um belo Fusca nestes locais. Hoje em dia ainda encontramos grande quantidade de Fuscas circulando por nosso país, e podemos afirmar seguramente que as pessoas que possuem um Fusca original de fábrica muito dificilmente irá se desfazer do carro, afinal de contas este já é tido como um carro de colecionador, e ainda ter uma versão original aumenta ainda mais a raridade e o valor do veículo, além é claro do valor de estimação do dono, que deve ser incalculável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário